A agência de energia atômica da ONU afirmou nesta sexta-feira (18) que as condições na usina nuclear de Fukushima Daiichi, afetada pelo terremoto e pelo tsunami do dia 11, continuava muito séria, mas não estava piorando.
"A situação na usina nuclear de Fukushima Daiichi continua muito séria, mas não houve piora significativa desde nosso último briefing", na véspera, disse Graham Andrew, funcionário veterano da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).
A situação nos reatores nas unidades 1, 2 e 3 parece continuar praticamente estável.
O Conselho de Ministros da AIEA vaI se reunir na próxima segunda em sessão extraordinária para a apresentação de um relatório do diretor geral Yukiya Amano, que estava no Japão, informaram fontes da organização nesta sexta-feira.
Nível 5
Com base na Escala Internacional de Acontecimentos Nucleares e Radiológicos (INES, na sigla em inglês), a Agência de Segurança Nuclear do Japão aumentou,de 4 para 5 o nível do acidente nuclear de Fukushima. A escala vai até 7, mesmo nível do desastre de Chernobyl.
Ao longo desta sexta, especialistas tentaram resfriar o reator 3 da usina. Dezenas de caminhões-pipa voltaram a lançar água no contêiner, muito danificado após o terremoto do dia 11. Cerca de 30 caminhões foram utilizados na operação.